quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Explicando como funciona o sistema meritocrático no trabalho, de uma forma que até mesmo um político entenda:


Autor: Roberto das Neves

João trabalhava na área de vendas em uma fábrica de chocolates, era um excelente vendedor, sempre ultrapassava as cotas de vendas estipuladas pela empresa e dessa forma, sempre aumentava os seus ganhos, pois recebia uma pequena porcentagem sobre cada produto que vendia.



Com isso, ele pode dar uma vida digna para a sua família, comprou casa própria, educou seus filhos em boas escolas e mantinha uma pequena poupança para as épocas magras que poderiam vir a acontecer.

Mas, ele chegou a um ponto em sua carreira profissional, onde ele percebeu que poderia alçar voos ainda maiores.

João não se limitava a apenas vender os produtos da empresa onde trabalhava, sempre que sobrava um tempinho, ele procurava aprender como funcionava a estrutura da empresa, sempre tirando pequenos ensinamentos de cada profissional que trabalhava em cada uma das várias áreas que compunham o todo da empresa.

Com a experiência adquirida desses pequenos aprendizados, João começou a sonhar com a possibilidade de ele mesmo montar sua própria empresa.

Mas, ele não queria montar uma nova fábrica de chocolates, ele sabia que o mercado já estava concorrido demais, ele então buscou outra área onde poderia aplicar a sua experiência e aprendizado.

Ele decidiu, após muito pesquisar, que uma pequena fábrica de sorvetes que oferecesse sorvetes de palito com receitas exclusivas e produzidas com as melhores matérias primas e vendidas por um preço justo, seria um produto bem aceito no mercado brasileiro, além disso, ele tinha um grande trunfo na sua própria família: sua mãe era uma exímia confeiteira que criava e produzia artesanalmente em pequena escala, vários doces e os vendia na vizinhança, para aumentar um pouco, os ganhos da família, uma vez que as aposentadorias dela e do seu esposo, não eram suficientes para se manterem dignamente.

Ele então começou a pesquisar sobre como produzir esse produto, o maquinário necessário, quanto seria necessário investir, onde encontrar profissionais para trabalhar para ele, onde encontrar as melhores matérias primas, em quais regiões da cidade ele poderia montar a pequena empresa, etc., etc., etc.

Aos poucos, ele começou a comprar os equipamentos e estoca-los em sua casa enquanto continuava a trabalhar como vendedor na fábrica de chocolates, enquanto isso, sua mãe e sua esposa, criavam e experimentavam novas receitas de sorvetes, e o pai dele e os seus filhos, cuidavam de vender esses sorvetes experimentais para a vizinhança, de porta em porta, descobrindo quais sorvetes tinham mais aceitação.

Depois de alguns anos, ele conseguiu finalmente comprar todos os materiais e equipamentos necessários para montar a pequena fábrica familiar de sorvetes.

Mas, sabendo que o início da fábrica não seria fácil, ele continuou a trabalhar como vendedor de chocolates para manter um fluxo de dinheiro entrando, para poder manter a família sobrevivendo sem depender exclusivamente da fábrica de sorvetes.

Para que a fábrica pudesse gerar lucros e se manter sozinha, ele calculou que precisaria de uma pequena equipe de vendedores com carrinhos frigorificados, e cada um desses sorveteiros deveriam vender uma cota mínima de 300 sorvetes por dia.

Ele montou a equipe, os treinou e equipou, informou a cota de cada um e salientou que aqueles que vendessem a cota e achassem que poderiam vender uma cota maior, o fizessem, assim, poderiam aumentar os seus rendimentos, pois, cada sorveteiro ganharia uma porcentagem sobre cada sorvete vendido, e então, às nove horas de uma determinada manhã, os colocou na rua para vender seus sorvetes.

A equipe foi para a rua, e um fato curioso aconteceu: quase todos eles haviam vendido a sua cota antes das duas horas da tarde.

Eles retornaram para a fábrica, mas apenas parte deles resolveu pegar uma nova cota e sair para continuar vendendo e dessa forma, aumentar os seus ganhos.

A outra parte, não se interessou em pegar uma nova cota, foi embora achando que já haviam cumprido o seu dever, e no dia seguinte e nos demais, continuaram a vender apenas a cota mínima estipulada.

Esses que se limitavam a vender apenas a cota mínima, eram sempre aqueles que reclamavam da empresa e do trabalho, e começavam a cultivar uma antipatia contra aqueles funcionários que estavam aumentando as suas vendas e consequentemente, os seus ganhos e melhorando de vida.

João, o dono da fábrica, ciente disso e sabendo que poderia vender muito mais sorvetes, começou então a demitir os sorveteiros que só vendiam a cota básica e estavam sempre insatisfeitos e gerando problemas, e contratou novos vendedores com mais capacidade e mais vontade de vencer.

Aos poucos, a fábrica foi crescendo, foi ampliada, mais equipamentos foram comprados, novos produtos foram criados, e novas equipes profissionais e bem treinadas foram montadas.

Alguns dos sorveteiros das equipes iniciais foram promovidos por mérito a gerentes de equipe e aumentaram ainda mais seus ganhos.

Outros, das equipes iniciais, conseguiram, através de seus ganhos e méritos próprios, formar e manter suas famílias dignamente e dar a elas um estilo de vida decente e honesto.

Outros adquiriram experiência suficiente para alçar voos ainda maiores e montar empresas de representação dos produtos de João em outras cidades, e alguns poucos outros, decidiram que já poderiam, através das experiências adquiridas no trabalho, sonhar em montar suas próprias empresas.

E aqueles primeiros funcionários que foram demitidos?

Alguns poucos aprenderam a lição e tornaram-se bons vendedores em outras empresas, mas muitos outros continuaram sendo profissionais medíocres, cumprindo sempre e mal, o mínimo, pulando de uma empresa para outra e apenas sobrevivendo, sem poder oferecer uma vida digna para a sua família e sempre culpando as empresas por seu próprio fracasso profissional.

Agora, finalmente depois dessa explanação, posso chegar ao ponto, sobre o Estado, seja ele de direita, esquerda ou centro.

Um país, para realmente se desenvolver, e gerar riqueza em benefício de toda a população, deve ser encarada e administrada como uma Empresa, e de fato, se formos analisar friamente, ela o é!

A população total desse país é a acionista dessa empresa e investe nela o seu dinheiro, através do pagamento de impostos.

É obrigação e dever do Estado, administrar esses impostos, de forma que eles gerem lucros para nós acionistas, na forma de saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Uma vez que o Estado é formado por políticos que não tem conhecimento prático e experiência sobre o funcionamento e os benefícios do sistema meritocrático no trabalho, pois, a grande maioria deles nunca estudou e se formou em administração de empresas, ou mesmo simplesmente, nunca trabalhou para se auto sustentar, ou ainda, apenas trabalhou em empresas administradas pelo próprio estado, onde não existe o sistema meritocrático, lhes falta assim, possuir o conhecimento e a experiência necessária para administrar o Estado de um país, de forma correta e lucrativa para a população.

Todas as empresas administradas pelo estado, inclusive o próprio estado, seja ele de qual tendência ideológica for, são ineptas, ineficazes e geram prejuízos cada vez maiores para a população de um país.

Uma vez que o Estado não implementa um sistema meritocrático em sua máquina, para premiar os trabalhadores mais eficientes, e melhor preparados, demitindo os trabalhadores ineficientes, e assim, enxugar o cabide de empregos estatais, as empresas estatais e o próprio Estado, acabam contratando profissionais cada vez menos preparados, funcionários que cumprirão apenas o mínimo do mínimo para se manterem em seus empregos, da forma mais ineficiente possível, obrigando o Estado a contratar cada vez mais e mais mão de obra, para tentar suprir a demanda cada vez maior para atender a população.

Uma vez que esses funcionários ineficientes não podem ser demitidos, os funcionários que poderiam ser mais eficientes acabam tornando-se também ineficientes, pois não recebem nenhuma vantagem ou melhorias no trabalho para serem mais eficientes e crescerem profissionalmente.

Com isso, as empresas estatais e o próprio estado inflam assustadoramente, gerando mais e mais empregos ineficientes, mais funcionários descontentes e cada vez menos preparados, e cada vez mais propensos para entrarem em greves por melhores salários, e a população do país torna-se cada vez mais mal atendida e cativa do Estado.

E você, já sentiu em sua própria pele, a ineficiência, a falta de preparo, a falta de educação e descaso desses funcionários do Estado, quando precisa deles.

Eles agem assim, pois tem seus empregos garantidos, por mais mal preparados e ineficientes que sejam, agem assim, pois sabem que não adianta serem eficientes, pois continuarão a receber o mesmo salário que receberá um funcionário incompetente, mal educado e ineficaz em suas obrigações enquanto trabalhador. Agem assim, porque sabem que por mais ineficientes que sejam, continuarão a ter seus empregos garantidos.

Mas, será que todos os funcionários que trabalham em empresas estatais e autarquias são realmente incompetentes, ou existe algo que os torna incompetentes?

Uma vez que nas empresas e autarquias estatais, não existe um sistema meritocrático para avaliar o desempenho dos profissionais que lá trabalham, dando-lhe méritos e salários diferenciados em relação aos funcionários menos competentes, todos os salários são então, iguais. 

Não importa que você seja um excelente profissional, sua dedicação e talento para a carreira que escolheu, não tem valor algum, se você é um profissional talentoso, você receberá o mesmo salário de um profissional medíocre, que se formou empurrando o curso com a barriga e que não tem o talento, a dedicação e nem a competência que você tem.

Então, o que acontece é o seguinte:

Uma vez que você percebe que é considerado artificialmente igual aos outros, sem ser realmente, você automaticamente, baixa o seu nível, ou seja, você passa a ser um profissional medíocre, pois, não recebe recompensa nenhuma por ser competente, por ser melhor.

Você passa a empurrar o seu trabalho, não se esforça, pois, se poupa para, nas horas vagas, conseguir mais um emprego para melhorar a sua renda.

Ou seja, independentemente do tempo que você teve que disponibilizar para se formar, seus cursos extras, sua dedicação, sua capacidade superior, para ser o melhor profissional possível, seu salário, será exatamente igual ao de todos os outros profissionais que trabalham na mesma área e que são medíocres.

Novamente, trocando em miúdos: Se você estudou para se tornar um médico ou um professor altamente especializado, investindo muitos anos da vida ao estudo, quando você trabalhar em uma empresa estatal, você receberá exatamente o mesmo salário que um médico ou um professor  medíocre, para exercer este trabalho.


O fato de você, enquanto médico, viver diariamente sob a tensão de ter vidas em suas mãos e tentar salva-las, o stress advindo dessa profissão, os anos de estudo de especialização em que você gastou grande parte de sua vida, não são levados em conta na hora de receber o seu salário, pois, o sistema estatal preconiza que todos os profissionais da mesma área recebam o mesmo salário, independentemente de qual o nível de profissionalismo você possua.

O Estado, dessa forma, está repleto de mão de obra ineficaz e incompetente, e precisa contratar cada vez mais funcionários que tornam-se incompetentes e medíocres por culpa do próprio estado.

Ao não instalar um sistema meritocrático no trabalho, os novos contratados, por mais competentes e profissionais que sejam, irão sempre fazer o mínimo do mínimo, para compensar o trabalho mínimo dos outros já contratados, pois percebem que não importa o quão competentes e trabalhadores sejam, sempre serão equiparados salarialmente, ao mesmo nível dos incompetentes.
 
No Brasil, mais de 78% do total arrecadado em impostos, são gastos para manter essa rede gigantesca de empregados ineficientes, e a cada ano, mais trabalhadores ineficientes tem que ser contratados para cobrir o trabalho ineficiente dos que já estão trabalhando de forma mínima.

Com isso, não sobra dinheiro para investir em melhores equipamentos para atender a população, não sobra dinheiro para investir em saúde, educação, segurança, infraestrutura e apoio às empresas particulares para gerar novos empregos com salários decentes para a população que cresce anualmente.

O estado, seja ele de qual tendência ideológica for, é incompetente, pois os políticos são incompetentes, não são trabalhadores, não são profissionais formados e treinados, não sabem o que é meritocracia, e muitas vezes lutam contra a implantação dela, por motivos óbvios, dependendo da doutrina política que apoiam.

E nesse sentido, não precisamos de políticos ou ideologias políticas para administrar o estado.

O que precisamos são de administradores de empresas formados, profissionais experientes e competentes que gerarão lucros para a população e o país, trabalhadores e administradores cientes de que poderão perder seus empregos, e substituídos, caso não sejam eficientes ao administrar o Estado.

Um país é na verdade uma empresa, e nós cidadãos, somos os acionistas dessa empresa, nós investimos nessa empresa, através dos impostos que pagamos diariamente, para que recebamos os lucros advindos de nossos impostos, transformados em saúde, segurança, educação, infraestrutura para a geração de bons empregos, através de empresas particulares, para toda a população do país.

O estado, administrado por políticos de qualquer tendência ideológica, é e sempre será uma empresa falida, que suga da população todo o seu dinheiro, dando-lhe de volta, apenas esmolas, má administração, ensino inferior, saúde e segurança precárias e impedindo que as empresas particulares cresçam para gerar mais empregos e salários decentes, para benefício de toda a população.

Ah, e antes que eu me esqueça, não culpe as mazelas do Estado, apontando o dedo acusador para os bancos, afirmando que a culpa disso tudo é decorrente das altas taxas de juros cobradas por eles.
Quem estipula o valor das taxas de juros, não são os bancos, adivinha...

É o estado, governado pelos políticos, através do Banco Central, quem estipula as altas taxas de juros que serão cobradas pelos bancos...

E então, você ainda se sente disposto e confortável para empunhar as bandeiras ideológicas, sejam elas: vermelhas, amarelas ou azuis, lutar, matar e morrer por elas, enquanto os políticos que você tanto idolatra, te usam como massa de manobra, para manterem-se no poder, lhe mostrando e educando de forma doutrinária, que os culpados das mazelas da nossa população, são sempre os outros, e não oriundas da incompetência deles mesmos?

Vais continuar a ver as esmolas e as migalhas que eles vez ou outra se dignam a jogar para a população, e lhe convencendo de que eles estão fazendo um grande bem social para as pessoas mais carentes do nosso país, fazendo-as acreditarem que elas estão realmente melhorando de vida?

Largue as bandeiras, desocupe as suas mãos para poder colocar a mão na massa e fazer o país crescer, ser rentável e beneficiar toda a população, tornando todo o povo rico, e não somente os políticos e seus apoiadores!

Não precisamos de políticos ou ideologias políticas para ser um Estado de fato e de direito, que beneficie a população realmente como um todo, independente de ideologias, credos, cor e classe social.

Somos TODOS brasileiros, e como tais, temos o direito inalienável de sermos todos felizes, possuidores de bens, tecnologia, empregos com bons salários, educação de qualidade, saúde eficiente, segurança e justiça!

E tudo isso, não iremos obter e conquistar através dos políticos e suas ideologias, sejam elas quais forem.

Vamos eliminar a política e os cargos políticos, eles são incompatíveis e inúteis para gerir a empresa Brasil para gerar o bem social, vamos colocar em seu lugar, profissionais formados e experientes em administração, que sabem que poderão ser demitidos caso não sejam eficientes, vamos demitir e fazer os políticos trabalharem e receberem os salários com o suor de suas próprias testas e não com o suor das nossas.

Vamos instalar o sistema meritocrático de trabalho no Estado, transformando-o em uma Empresa, que de fato, para realmente funcionar, o é, e torna-lo eficiente e lucrativo para todos os brasileiros.

Para isso, precisamos desmontar todas as empresas estatais que não são necessárias.

Somente as empresas de energia e água, devem ser estatizadas, pois elas são monopólios, cuja estrutura de distribuição de serviços, não pode ser duplicada para oferecer livre concorrência.

Um país é uma Empresa e nós todos, somos seus acionistas, abaixo a incompetência política e suas ideologias fracassadas e inúteis.

E agora, um lembrete final: Um sistema meritocrático não deve ser aplicado em uma sociedade, ele deve ser aplicado nas empresas e autarquias estatais, deve ser aplicado no próprio governo.

A sociedade então, lucra indiretamente com o sistema meritocrático, através da segurança, saúde, educação e infraestrutura melhorada profissionalmente pelo sistema meritocrático.